Anunciante

Título do campeonato brasileiro de 1974

Sobre o primeiro título nacional do Vasco, existe uma pequena "polêmica" por parte de torcedores do Cruzeiro e de mulambos alegando que o nosso clube ganhou de forma desonesta. Eu já provei aqui no blog que na verdade, foi o contrário. O Vasco que foi prejudicado e mesmo assim, venceu a final de forma honesta.

Em 1974, ano de Copa do Mundo, o campeonato nacional compôs um torneio de 40 clubes, unindo duas divisões.

Divididos em três fases, seguia a mesma fórmula: pontos corridos. Os melhores se classificavam para a próxima fase, que era uma disputa como o campeonato brasileiro de 2016 (ano em que esta postagem foi escrita), com grupos cada vez menores. Por causa do alto número de contigentes, a primeira fase foi dividida em dois grupos: grupo A e grupo B. Todos os times grandes do Rio de Janeiro, foram incluídos no primeiro (incluíndo o America).

Além disso, o torneio tinha um critério de desempate estranho, até então: a maior renda. Ou seja, o time da casa já tinha uma certa vantagem. Por um lado, é uma proposta interessante, forçando o time visitante jogar pela vitória, mas, dependendo da partida, pode ser algo injusto. 

Foi por causa desse critério, que o Fluminense e um tal de Nacional/AM, se classificaram para a segunda fase. (O Vasco se classificou em 7º; o Flamengo em 2ª e o Fluminense, em 16ª , a única exceção, pois apenas os dez primeiros colocados deste grupo, foram classificados). 

A segunda fase contou com quatro grupos com seis clubes cada. O formato era o mesmo, todo mundo contra todo mundo e os melhores se classificariam para a terceira fase, o tão conhecido quadrangular final. Nosso Vasco caiu no grupo 2, junto com Vitória, Atlético Mineiro, Nacional AM, Corinthians e Operário MT. Se classificando para as finais invicto nesta fase!

Já no quadrangular final, composto por Vasco, Santos, Cruzeiro e Internacional. Terminamos com um empate entre Vasco e Cruzeiro, os dois melhores colocados. O torneio tinha praticamente terminado e os dois melhores desta fase, estavam empatados. 

Segundo o regulamento da competição, caso isso acontecesse, seria feito um novo jogo com as duas melhores equipes. Como o time mineiro tinha um a mais no saldo de gols, seria o mandante, mas trocou o Mineirão pelo Maracanã de olho na renda gorda que teria.

Time burro, quis passar a "final" no nosso salão de festas, muito obrigado. Foi assim que o Vasco foi campeão brasileiro pela primeira vez!


Um fato interessante, é que até hoje a torcida do Cruzeiro chora. Procure só na internet sobre isso, você verá blogs e vídeos dizendo que foi roubado. E por que "foi roubado"? porque anularam um gol deles... por que ninguém desses fala do gol que anularam do Vasco na mesma partida?

Aí fica todo mundo calado. Os homens colocam jogador irregular, perdem e depois falam que foram roubados, parece flamenguista....

Nenhum comentário

Vascaínos na Web. Tecnologia do Blogger.